Bem Vindo!

O objetivo deste blog é mostrar como os grupos de discussão podem ser uma ferramenta poderosa para fins educacionais.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Grupos de discussão para compartilhamento de informações de turmas de graduação

Tem me assombrado há anos o uso de contas de correio eletrônico para compartilhamento de informações em turmas de graduação.

Deparo-me frequentemente com turmas que solicitam aos docentes que enviem os textos e atividades das aulas para um e-mail comum. Os inconvenientes destra prática são inúmeros e pretendo relatar alguns.

É comum que os alunos reclamem não ter recebido o texto ou atividade para a aula. Ora, como é necessário acessar outro e-mail que não seu e-mail pessoal para tanto, é muito provável que muitos alunos não tomem conhecimento do envio do texto e ainda tenham isto como argumento para não lerem o material.

Quanto à segurança, tal prática é extremamente precária, até mesmo porque o correio eletrônico foi feito para uso pessoal, e o compartilhamento de senha sem controle de acesso acarreta diversos problemas. Já tive relatos de mensagens que foram apagadas e de senhas que foram trocadas, inutilizando completamente a conta de e-mail. Evidentemente, os autores do "vandalismo digital" jamais foram encontrados.

Prática mais segura, mas nem por isso mais conveniente, foi a de uma turma que tinha um e-mail ao qual apenas o representante tinha a senha e acesso irrestrito. Apesar da solução da questão de segurança, a turma ficava dependendo o representante abrir o correio eletrônico para enviar para todos as mensagens e arquivos recebidos dos docentes. Além disso, ao enviar uma mensagem para dezenas de alunos da turma, vários alunos deixavam de tomar conhecimento desta, pois seu destino era a caixa de spam.

Todos estes transtornos poderiam ser eliminados com o uso de um grupo de discussão virtual que permita o envio de mensagens para uma lista de distribuição. Além disso, o grupo de discussão permite uma interação melhor de seus integrantes e melhores formas de armazenamento da informação pertinente ao grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário