Bem Vindo!

O objetivo deste blog é mostrar como os grupos de discussão podem ser uma ferramenta poderosa para fins educacionais.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que é um Grupo de Discussão Virtual?

Grupos de Discussão Virtuais são grupos de pessoas que se utilizam de uma ferramenta da Web com a finalidade de discutir algum tema de comum interesse ou buscar ajuda para solução de problemas dentro de determinada área. Em suma, estas pessoas trocam conhecimentos e experiências, afim de cooperarem umas com as outras.

Os portais de comunidades e grupos virtuais fornecem uma série de recursos que permitem interação e compartilhamento de informação de maneira diferenciada de outros recursos da Web. São eles:

  • Lista de distribuição de e-mails: As mensagens podem ser enviadas diretamente a todos os integrantes do grupo, que podem recebê-las de diferentes formas. As mensagens podem ser enviadas uma a uma para o e-mail do integrante. O integrante também pode optar por receber um resumo diário, recebendo em um só e-mail todas as mensagens do dia. Ainda é possível que o integrante acesse as mensagens diretamente no portal que hospeda o grupo.
  • Armazenagem de arquivos: Pode-se armazenar arquivos e compartilhá-los com o grupo.
  • Fotos: Os participantes do grupo podem enviar e compartilhar fotos.
  • Links: É possível compartilhar links para sites da internet que possam ser interessantes para os participantes.
  • Banco de dados: Podem ser criados bancos de dados com informações importantes para a comunidade.
  • Enquetes: É possível realizar enquetes a serem respondidas pelo grupo e terem seu resultado divulgado para este.
  • Agenda: Pode-se criar uma agenda com eventos importantes para o grupo e gerenciá-la conforme a necessidade. A agenda pode permitir que avisos sejam disparados para os integrantes quando os eventos acontecem.

Comunidades criadas dentro de redes sociais não se enquadrariam no conceito aqui descrito, devido a ausência de recursos importantes, principalmente a lista de distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário